Filhotes de Bernese
O cachorro Bernese Mountain Dog também é conhecido no Brasil por outros três nomes: Boiadeiro de Berna, Boiadeiro Bernês ou simplesmente “bernese”, para os mais íntimos. Seu nome se deve ao fato de ser originário da cidade de Berna, na Suíça. Essa raça chama a atenção principalmente por causa da sua pelagem que é muito macia e por ser um cachorro bastante calmo e tranquilo, apesar de todo seu tamanho. Ele foi criado para pastorear e guardar as propriedades de seus donos e muitas das características desse cachorro se mantêm até os dias de hoje. Ele é um ótimo companheiro da família e um grande amigo para crianças, não se mostrando muito afoito e nem estabanado quando está brincando com elas.
Padreadores
Matrizes
Filhotes
Suíça
Origem
35kg a 60kg
Peso
55cm a 80cm
Altura
8 a 10 anos
Expectativa de Vida
* Peso, altura e tempo de vida, podem ter alterações tanto superiores como inferiores de acordo com cada animal, valores aproximados em generalização.
Temperamento de um filhote de Bernese
O Bernese é um cão familiar, muito tranquilo e amável. Eles têm um temperamento equilibrado e são bastante solícitos e calmos. Carinhosos, os Berneses se dão bem com outros cachorros, diferentes tipos de animais e até com crianças. Ele também é um cachorro bastante silencioso, que não costuma latir, a não ser que algo fora do comum aconteça. Eles também são bem apegados aos seus pais humanos e àqueles com quem costumam conviver. Com visitas, tende a ser afável e bem receptivo.
Inteligência de um Bernese
Devido às suas origens e a forma com que os Berneses eram criados anteriormente, os cachorros dessa raça mantiveram muitas características originais. Um dos principais pontos que se mantiveram com o tempo é a obediência. Os cachorros da raça Bernese são considerados muito obedientes e disciplinados, por isso, são exemplos de controle entre os cachorros. Inclusive muitos deles participam de concursos de obediência animal. O fato de serem cachorros extremamente disciplinados é uma boa prova de sua inteligência. Por serem cães tranquilos, não são mestres nos comandos do tipo “pegue a bolinha”, mas eles podem aprender diversas outras coisas. Ensinar truques para cachorros dessa raça é uma tarefa fácil. Eles são facilmente adestrados e gostam de interagir com pessoas. Além disso, eles se adaptam com facilidade a novos lugares e novas famílias, já percebendo com facilidade seu lugar, onde pode ou não pode ficar, o que não pode fazer e outras coisas necessárias – algo que ajuda na chegada do filhote à casa.
Curiosidades sobre a raça Bernese
Existe uma teoria que diz que os cachorros da raça Bernese eram utilizados pelo exército romano como cães de guarda. Pinturas em vasos mostram cachorros muito parecidos com essa raça. Além disso, por volta de 1800, os cães da raça quase foram extintos devido a industrialização, mas por sorte salvos e podem ser vistos em várias partes do mundo ainda nos dias de hoje. Antigamente, no Brasil, eram chamados bouvier bernesiano, nome que quase não é mais citado na literatura por aqui. Além de ser um cachorro de pastoreio, muitos exemplares já foram usados como cães de tração, puxando carroças e pequenos carrinhos repletos de produtos hortigranjeiros.